6 de jun. de 2010

Jerry Lewis - Post Duplo

Hoje eu peço licença a todos vocês para fazer aqui uma pequena e singela homenagem a um moço que me fez ficar tardes e tardes na frente da TV assistindo Sessão da Tarde. Esse moço me ensinou a gostar de filmes, me mostrou que filmes em preto-e-branco são legais também. Passei boa parte da minha infância querendo ser como esse moço, copiava seus gestos, suas piadas, suas caras e bocas, acreditem, eu até era magrelo como ele. Hoje posso dizer que estou com um físico parecido com o dele ainda, se bem que nós dois "evoluimos horizontalmente" nesse sentido... Enfim, quero aqui hoje prestar minhas mais sinceras homenagens a um dos maiores comediantes de toda a história do cinema. Meu querido JERRY LEWIS, obrigado por me proporcionar uma infância feliz, isso ficou registrado na minha mente e carregarei esta lembrança para sempre!!!...

Sobre os filmes
Sim, senhoras e senhores, hoje falarei de dois filmes deste meu ídolo. Queria falar de muitos mais, mas é material raro encontrar um DVD dele hoje em dia. Se alguém tiver algum guardado em casa e quiser fazer uma doação, agradeço milhões...

Filme 1 - Mocinho Encrenqueiro

Um grande estúdio de cinema resolve descobrir porquê perde tanto dinheiro em suas produções e para isso, contrata um completo desconhecido para espionar seus funcionários em busca de informações. O que eles não esperavam é que este espião fosse tão atrapalhado e acabasse se tornando o grande astro do estúdio.
Neste filme feito em 1961, Jerry Lewis atuou, escreveu, produziu e dirigiu. Ainda em preto-e-branco, este já é um trabalho solo, depois de desfeita a longa parceria com o cantor Dean Martin, em 1956. Jerry como sempre se mostra versátil em seus filmes, apesar de todos seus personagens parecerem iguais. Aqui ele consegue mesclar cenas extremamente engraçadas com momentos de ternura, como na cena do marionete.
Infelizmente não existem trailes de seus filmes na internet, mas encontrei uma cena bastante interessante deste filme e que, por sorte, está legendada.


Filme 2 - O Otário

 Após a morte de um grande astro da comédia, sua equipe de produtores resolve encontrar um substituto para seu lugar e escolhem um atrabalhado mensageiro de um hotel. O moço é tão atrapalhado, que acaba fazendo sucesso sozinho, independente dos esforços da equipe e acaba se apaixonando pela única mulher do grupo.
Este já é um filme colorido, feito em 1964, onde Lewis também atua, dirige, escreve e produz. Podemos encontrar neste filme, diversos atores que o acompanharam por toda a carreira. Na cena final, ele abandona a personagem e aparece como Jerry Lewis mesmo, e desmascara o estúdio mostrando os bastidores com toda a equipe de câmeras e técnicos, além de dar uma boa zoada no cenário. Isso talvez explique de onde Renato Aragão tenha tirado a ideia de fazer isso em todo programa que fez...
A cena deste filme que encontrei, infelizmente não está legendada, mas como é uma canção, espero que vocês não liguem para este pequeno detalhe...

Para finalizar, quero agradecer a todos os que leram este post um pouco mais longo. Não tinha como não ser, afinal de contas, esse cara merece cada minuto passado vendo seu trabalho. Vocês não podem imaginar como me senti vendo estes dois filmes, um atrás do outro. Voltei a me sentir criança, só faltaram os suspiros coloridos e um punhado de paçoquinha Amor, que comprava no mercadão municipal quando ganhava uma moeda de Cr$1,00 do meu avô...
Para finalizar, quero deixar um presente a todos, uma cena antológica da comédia mundial, onde Jerry Lewis toca uma música em uma máquina de escrever imaginária e quando termina, aparece uma folha de papel ninguém sabe de onde... Esse é o tipo de coisa que não tem preço e não dá para esquecer...

Um comentário:

Monica Stela disse...

Simplesmente fantástico!!! Senti até o perfume do meu pai assistindo a isso... (meu pai era fã de carteirinha e chamava a gente correndo pra assistir com ele)Lembrei do quanto é bom comédia inocente e pura... Parabéns pelo post!!