26 de abr. de 2010

O Livro de Eli

Vamos de Denzel Washington de novo? Uma dobradinha, porque não, afinal, o cara é bom e sempre vale a pena ver. Aqui podemos ver o quanto ele é, além de grande ator, extremamente versátil quando fora do seu gênero mais comum.

Sobre o Filme
num futuro incerto mas pelo visto, não muito distante, o mundo foi devastado e o que restou da humanidade vive de restos, como nômades, roubando tudo o que encontram para poder trocar por água ou alimento. Eli (Denzel Washington) é um dos poucos que conhecem a história recente do mundo e faz uma jornada para levar um livro até a costa oeste dos Estados Unidos. No meio do caminho, é ataco por um grupo liderado por Carnegie (brilhantemente interpretado por ninguém menos que Gary Oldman) que procura justamente o livro que Eli carrega para dominar o povo.
Falar mais um pouco sobre o filme, vai acabar comprometendo, afinal de contas, ele ainda está em cartaz nos cinemas e não quero passar pelo chato que sempre fui contando o final do filme, hehehe... Mas também interessante é vermos uma pessoa que há tempos está afastada das telonas, a atriz Jennifer Beals (aquela mocinha soldadora do Flashdance. Hoje ela pode ser vista na série "The L World"), além de uma cara nova chamada Mila Kunis, vinda da Ucrânia.
Não adianta falar que não, todo filme pós-apocalíptico sempre fica com cara de Mad Max (aqueles filmes que o Mel Gibson fez, há milênios atrás...). Sempre tem lugares desertos, gente coberta de roupas por mais calor que faça no deserto, um mocinho andarilho e um vilão que quer dominar tudo (no meio do deserto...) e o final, todo mundo já imagina.
O interessante deste filme é que ele me fez lembrar um livro de Ray Bradbury, de 1953 chamado Farenheit 451 e levado às telonas em 1966 por François Truffault. Nele, a humanidade não sabia o que era cultura, pois os livros eram probidos e um pequeno grupo rebelde se incubia de cada pessoa decorar um livro, e recebiam o nome de Homens-Livros. Por estas e outras que não dá para dizer que filmes pós-apocalípticos são novidade, até porque, todos eles parecem fazer parte de um grande e único filme, ou um seriado de episódios gigantescos... Mas de vez em quando, aparece alguém com uma grande sacada, e a desse filme, só indo ao cinema por enquanto para saber qual é...

Nenhum comentário: