12 de nov. de 2010

Invictus

É sempre interessante ver um filme sobre esportes baseado em fatos reais, eles sempre nos apresentam histórias de superação, nos mostram exemplos de liderança, valores morais e sempre trazem alguma lição de vida bem interssante.
Aqui temos reunidos em uma grande história, três grandes nomes do cinema. Morgan Freeman, que dispensa comentários, Matt Damon, que desde "Gênio Indomável" vem cada vez mais mostrando seu grande talento e na direção temos ninguém menos que Clint Eastwood. Preciso dizer mais alguma coisa?

Sobre o filme
Ao assumir a presidência da África do Sul, Nelson Mandela (vivido por Morgan Freeman) sempre se preocupou em gorvernar para brancos e negros, e para isso ele precisou provar aos negros que não deveriam se vingar dos brancos pelos tempos de Apartheid, mas que era necessário ajudá-los a confiar no novo gorverno e que nascia ali uma nova África. Do outro lado, o time de rugby que representaria a África do Sul na copa do mundo estava sofrendo derrotas e mais derrotas e seu capitão, Francois Pineaar (Matt Damon) não sabe o que fazer para incentivar o time, e neste ponto é convidado para uma reunião com o novo presidente eleito.
Há uma frase de Malba Tahan que diz que "os sábios ensinam pelo exemplo" e neste filme podemos ver isso na prática. Mandela usou o que tinha de melhor naquele momento para convencer Pineaar do que deveria ser feito: a arte de inspirar as pessoas. Sua história de vida e suas conversas com o capitão do time foram o que mostrou ao time o que eles representavam e por quem eles estavam disputando aquele torneio. Antes representando uma minoria branca, agora eles representavam toda a África do Sul e todo o continente africano ao chegarem nas finais.
É um filme bonito, importante por retratar uma personalidade mundial de nossos dias e é uma excelente sugestão para professores trabalharem tanto um pouco da história contemporânea com seus alunos, como no aspecto moral.

Nenhum comentário: