21 de out. de 2010

Nosso Lar

De tempos em tempos, como já mencionei aqui, há uma enxurrada de filmes sobre um determinado tema. Histórias em quadrinhos, cinema catástrofe, grandes personalidades da história... Tudo muito bem produzido, com muito dinheiro e muitas ações de marketing, mas quase nunca isso soma alguma coisa a quem assiste. Desta vez, estamos vendo uma onda de filmes mais espiritualistas, digamos assim. Há algum tempo, tivemos Bezerra de Menezes, uma produção bastante modesta, porém de uma profundidade enorme, que venceu muitos obstáculos e conseguiu chegar a diversas salas, até aqui em Ourinhos passou! Depois tivemos o Chico Xavier, super-produção, elenco global e distribuição em massa, sucesso de bilheterias. Em Hollywood tivemos Robin Williams em Amor Além da Vida, Peter Jackson com seu Um Olhar do Paraíso e em breve teremos Hereafter do indiscutível Clint Eastwood. Todos estes filmes ou são biográficos, ou romances baseados na temática espiritualista, mas nenhum deles buscou realmente explicar algo sobre o tema e que tenho certeza, deve ser dúvida de muita gente. Antes que alguém saia me xingando, quero deixar claro que toda forma de arte e de manifestação de cultura é válida e que a tolerância deve prevalecer acima de todos os sentimentos. Eu respeito quem não goste de filmes com esse tema, assim como respeito quem adora filmes de terror, mas quero deixar bem claro aqui que meu objetivo não é o de fazer apologia a nenhuma religião ou o que quer que seja, mas apenas dizer o que senti ao ver este ou aquele filme. Quem concordar, muitíssimo obrigado por compartilhar mais este momento comigo, quem discordar, meu respeito será eterno, e quem quiser desabar a falar mal de mim por conta das minhas opiniões, que pegue a senha e entre na fila...

Sobre o filme
Após uma vida bastante desregrada, o médico André Luiz morre na mesa de cirurgia e acorda em um lugar escuro, horrível, onde acaba perseguido até implorar por ajuda e ser atendido. Quando se recupera, André Luiz percebe que está em um lugar diferente, muito claro e então começa a buscar respostas a todas as suas dúvidas e passa a entender melhor seu papel naquele lugar.
Sim, Nosso Lar é um filme espírita, mas não é um filme sobre espiritismo. É um filme que fala basicamente do homem, ser-humano falho, imperfeito e que fazendo uso de seu livre arbítrio busca a melhor forma de seguir sua vida dentro daquilo que acredita ser o mais correto. Eu me emocionei bastante ao ver este filme e minha vontade era de levar todos que conheço para ver. Pela primeira vez, temos uma produção nacional que se compara a qualquer filme de hollywood. Confesso que quando ví o trailer pela primeira vez, eu fiquei espantado com a qualidade dos efeitos especiais, tudo de primeiro mundo. Este é um filme que pode mostrar a qualquer um que fala que filme brasileiro é tudo mal feito, está totalmente errado. Vamos pelo lado técnico: os efeitos foram feitos por técnicos suiços e finalizados em um estúdio no Canadá, o autor da trilha sonora foi indicado ao Oscar pelo filme "As Horas", o orçamento foi o maior até hoje para uma produção brasileira. Quer mais? Sobre todos os aspectos, Nosso Lar é um filme que tem tudo para figurar entre os maiores já produzidos em terras tupiniquins, sem falar que tem de tudo um pouco, suspense, romance, aventura, algumas cenas engraçadas. Ele ainda se encontra em vários cinemas pelo Brasil e era o mais cotado para concorrer a vaga para a disputa pelo Oscar de filme estrangeiro, se não fossem os atos obscuros que levaram a indicação de "Lula". Independente disso, se você tiver oportunidade e gostar de ver um bom filme, não perca! Não é possível que eu e mais de 3,5 milhões de espectadores estejamos todos enganados.
Em tempo, quero divulgar aqui um trabalho que está para ser lançado ainda este ano, de uma produtora chamada Mundo Maior Filmes e seu projeto chama-se "O Filme dos Espíritos". Trata-se de uma história que fala sobre um homem a beira do desespero total at'que encontra o Livro dos Espíritos, uma obra obrigatória na biblioteca de qualquer espírita. Sim, este é um filme espírita, técnico, doutrinário, e dirigido aos adeptos. Quem quiser saber mais ou quem sabe contribuir para a produção do filme, o site é http://mundomaiorfilmes.blogspot.com/

Nenhum comentário: