21 de out. de 2010

Fúria de Titãs

Ano de1981. Eu, na tenra idade dos meus 9 anos, inventei que queria ir ao cinema. Ninguém em casa tinha muita paciência para ir comigo, então minha avó disse que me levaria e no final iria me buscar. Ótimo, pensei, vou sozinho na minha primeira vez ao cinema e num filme dublado ainda por cima!!! Neste fim de semana, quando fui a locadora e encontrei Fúria de Titãs disponível, nem pensei duas vezes! A oportunidade de ver a mesma história mais de 20 anos depois foi algo realmente interessante. Infelizmente não encontrei o original para pegar junto e assistir antes para fazer um comparativo, mas mesmo assim ainda vou procurar e reviver essa emoção de menino.

Sobre o filme
Humanos revoltadoscom o descaso dos deuses resolvem abandoná-los e Zeus aceita a ajuda de seu irmão Hades para punir a humanidade e assim trazer a paz entre todos, só que por trás da oferta de Hades, há o desejo de derrubar Zeus do trono e reinar absoluto no Olimpo. Em meio a estas batalhas, Perseu, um semi-deus filho de Zeus com uma mortal perde sua família adotiva mortos por Hades e resolve se vingar, acabando com seus planos e nessa jornada, recebe ajuda de mortais, seres mágicos, semi-deuses e até de seu próprio pai para derrotar o mal.
É claro que não se pode comparar o original com este remake, muita coisa foi alterada no roteiro, sem falar nos efeitos especiais (comparar stop-motion com animação 3D seria covardia), mas não se pode desconsiderar um em detrimento do outro afinal, o que o original perde em tecnologia, ganha em talento, afinal de contas Lawrence Olivier como Zeus não é para se ignorar, e claro, a bond girl Ursula Andress (de 007 Contra o Satânico Dr. No) no papel de Afrodite. O que me intriga é a enxurrada de filmes com mesmo tema que acontece de tempos em tempos. Percy Jackson e o Ladrão de Raios tem a mesma temática que Fúria de Titãs, só que os leigos em mitologia grega (quem me vê falando, pensa que sou especialista...) acaba não entendendo nada. Eu, honestamente, recomendo os dois, com muita pipoca e refrigerante!

Nenhum comentário: