18 de fev. de 2011

Oscar Niemeyer - A Vida É um Sopro

Alguém aí se lembra de quando eu disse sobre um filme ser uma boa forma de se aprender alguma coisa? Pois então, isso pode ser melhor aplicado quando o filme em questão é um documentário, e quando este é um documentário mostrando um grande brasileiro, podem me chamar de ufanista, mas para mim tem até um motivo a mais para ver o filme.

Sobre o filme
A Vida é um Sopro nos conta um pouco da história de vida de um dos maiores ícones da arquitetura mundial, além de um dos mais importantes brasileiros em atividade, Oscar Niemeyer.
Mais do que simplesmente contar a sua história de vida, o filme mostra uma série de entrevistas com Oscar, onde ele próprio conta um pouco da do que passou, o que o levou a trabalhar da forma única no mundo, o que ele pensa sobre diversos assuntos, além de mostrar outros grandes nomes da arquitetura e de outras áreas (como meu querido Saramago) falando a seu respeito.
A Vida é um Sopro não é apenas um mero documentário, contando sobre a vida de alguém. É uma fascinante aula da história contemporânea, onde podemos ver o depoimento de quem passou por praticamente todo o século XX e vivenciou cada fato histórico de nosso país e do mundo, e como personagem centenário dessa história ele pode, do alto de toda sua experiência de vida, tirar conclusões simples e em alguns momentos nos leva a pensar da mesma forma. Como discordar de alguém que fala do golpe militar no Brasil como se estivesse contando uma história de ninar?
As obras de Oscar, como ele mesmo nos diz, são feitas para criar o espanto, ser algo novo, diferente na vida das pessoas, e isso se mostra na sua fala, na sua vida, não apenas em seus prédios e monumentos. É sua visão do mundo que nos cria o impacto desejado, é sua filosofia de vida que nos mostra o novo, o diferente, afinal de contas, é lindo vermos como alguém com mais de cem anos ainda diga que a vida é um sopro, e ainda continue trabalhando e criando e se inspirando em algo que ele considera a obra mais linda e perfeita que existe, “as curvas do corpo da mulher preferida”.
Sem sombra de dúvidas este é um documentário que deveria ser, se não obrigatório, mas fortemente recomendado a alunos não só de arquitetura, mas de história, de filosofia, de pedagogia e tantas outras áreas do conhecimento, e para os amantes de um bom papo também!

Nenhum comentário: