9 de jul. de 2011

Jerry Lewis - O Delinquente Delicado

Há pouco mais de um ano, escrevi um post duplo onde comentei dois filmes de um dos maiores comediantes do cinema mundial chamado Jerry Lewis. Naquele post eu comentei sobre a importância de seus filmes para uma infância feliz e para a minha mais grata surpresa, este é meu post mais lido até hoje, o que mostra que ainda há um grande interesse nos seus filmes e que muita gente talvez pense como eu, já que raramente recebo comentários aqui no blog e este foi um dos poucos que mereceu receber um da minha amiga Monica. Para mim sempre foi, é e sempre será rever os filmes que Jerry Lewis fez e ainda há vários que ainda não havia assistido, como este aqui. Espero que este post tenha um impacto parecido ao do ano passado e prometo que semrpe que possível, trarei este pedacinho de nossas infâncias aqui para compartilhar com todos que me acompanham.

Sobre o filme
Após ser confundido com arruaceiros e detido por engano, um jovem atrapalhado (Jerry Lewis) acaba sendo escolhido por um policial para receber toda ajuda possível para deixar a suposta delinquência, quando na verdade, ele é um simples zelador de um prédio que sonha ser policial para ajudar as pessoas. Sabendo deste desejo, o policial o ajuda a entrar na academia de polícia e a se sentir valorizado e respeitado por todos.
Segundo a capinha deste DVD, este foi o primeiro filme após o fim da parceria entre Jerry Lewis e Dean Martin e talvez por ainda ser uma característica forte dos filmes da época, aqui Jerry aparece cantando, o que entre seus diversos talentos, não é lá o seu forte. Como sempre em sua carreira, este filme ele também arrisca outras responsabilidades, como roteirista, diretor e produtor do filme. Sua genialidade não pode ser comparada a nenhum outro artista, até porque, não se consegue mensurar este tipo de coisa. Charles Chaplin foi um gênio em sua época assim como Jim Carrey é agora, claro que se estivesse vivo e ainda em atividade, Chaplin com certeza seria gênio, bem como se Jerry Lewis resolvesse deixar a aposentadoria e voltar aos sets de filmagem, mas os tempos hoje são outros e não acredito que o tipo de humor que ele fazia conseguisse emplacar no grande público. Eu assistiria com certeza e tenho certeza de que muita gente o faria, mas não acredito infelizmente que fosse um verdadeiro blockbuster, o que é uma pena e só prova o que sempre comento aqui, sobre uma juventude de vida fast e sem tempo para certas poesias da vida.
Filmes de Jerry Lewis são uma das belas poesias da vida, são ingênuos por natureza, singelos por criação e magníficos como toda obra prima deve ser!
Lembrando, ainda estou fazendo a campanha de arrecadação de filmes do Jerry Lewis, se alguém quiser fazer uma doação, terá seu nome incluído em minhas orações para todo o sempre...

Assim como no outro post, fica aqui mais uma cena impagável, desta vez do filme “O Queridinho das Mulheres”, quando ele ajuda operador de som a testar o microfone.

Nenhum comentário: