29 de abr. de 2011

Um Jantar Para Idiotas

Noutro dia eu li uma matéria, dizendo que Adam Sandler é o atual rei da comédia. Longe de mim querer dizer o contrário, afinal de contas, quem disse é um crítico reconhecido no mercado e minha mãe sempre disse para eu respeitar os mais velhos, mas na minha humilde opinião, o grande nome do gênero atualmente é Steve Carell. Ele é capaz de fazer rir quando faz cara de choro, é engraçado quando tenta ser sério e ainda assim, quando precisa, ele emociona a plateia quando está em algum momento mais dramático. Definitivamente sua presença hoje em qualquer filme é certeza de um grande sucesso e de uma maravilhosa experiência para quem assiste.

Sobre o filme
Um aspirante a executivo de uma grande companhia (Paul Rudd) precisa agradar seus chefes e para isso é convidado a participar de um jantar onde cada convidado precisa levar alguém com talentos únicos e personalidade um tanto quanto excêntrica. Para se destacar no evento e conseguir a promoção, ele convida um pobre solitário que faz dioramas com ratos empalhados (Steve Carell). No meio desta confusão toda, ele fica dividido entre agradar o chefe, salvar seu noivado e preservar a amizade que nasce entre ele e seu “idiota”.
Um Jantar para Idiotas é uma excelente oportunidade para tratar de um tema bastante na moda hoje em dia: o Bullying. Claro que o filme todo é muito engraçado, e o grau de esquisitice dos convidados ao jantar realmente estimulam uma boa e velha tiração de sarro, afinal de contas um esgrimista cego e uma vidente que recebe mensagens do além de animais falecidos realmente estão pedindo para serem ridicularizados, mas no caso do personagem de Steve Carell, vale a pena analisar o que o levou a viver daquela forma e isso de certa forma pode ser feito também na vida real. Eu confesso que fui vítima de valentões na escola quando era pequeno e nem imaginava que isso tinha um nome tão esquisito, “bullying”, mas sobrevivi a isso tudo sem traumas, mas sem esquecer o que houve, o que me faz ir contra essa prática idiota de quem se julga mais esperto que os outros e acha que ridicularizando os mais fracos, consegue esconder suas falhas e seus defeitos, que seriam motivo de chacota da mesma forma que eles fazem com os outros. É a velha história do macaco que enrola o rabo e senta em cima para falar do rabo dos outros.
Além da discussão sobre o tema apresentado, esta comédia vai com certeza render muita risada com a atuação mais que impecável deste grande ator que é Steve Carell. Aluguem, assistam e divirtam-se!

Nenhum comentário: