21 de jan. de 2011

Almas à Venda

Vocês se lembram de que eu gosto de filmes estranhos, e que alguns deles aparecem aqui para incomodar um pouco. As vezes, eu alugo um filme pelo simples fato de ter um determinado ator ou atriz de quem eu goste muito. Paul Giamatti é um desses atores, e quando vi na prateleira um filme onde o cartaz são várias cabeças dele abertas como se fosse uma Matryoshka, fiquei deveras intrigado e nem pensei, peguei imediatamente e fui todo feliz para o caixa. Acho que a moça da locadora deve se perguntar que tipo de pessoa pega um filmes desses... Bom, eu pego!
Sobre o filme
Preparando-se para interpretar uma personagem extremamente difícil no teatro, Paul Giamatti sente-se angustiado e bloqueado, sem conseguir sair desse bem-sem-saída. Seu agente o indica uma empresa que oferece alívio imediato a quem se encontra dessa forma e depois de relutar muito, acaba marcando uma consulta e depois disso, ele descobre que nada é tão ruim que não possa piorar.
O Filme tem um tipo de humor bem peculiar e sutil. Não estou subestimando nenhum dos meus amados e fiéis leitores, mas este não é um filme para qualquer um. Assim como outros que já postei aqui e que deixou muita gente sem entender o que eu vi neles, este aqui é um filme que considero muito especial. Um filme que te faz pensar antes de rir, que mostra uma trama louca e bem construída, inteligente e baseado pura e simplesmente no talento do ator. Ele parece de certa forma uma ficção científica, afinal, a alma das pessoas é extraída de seus corpos, mas não há nenhum efeito especial, a não ser a luz dentro da máquina, mas ao mesmo tempo é uma comédia, pois só a expressão dele eu ver que algo que pesava tanto em seus ombros é do tamanho de um grão-de-bico não dá para não ser engraçada. Por outro lado, é também um pouquinho de drama, pois mais do que uma viajem até a Rússia (daí a Matryoshka da capa), o filme mostra a jornada que ele faz para se conectar novamente com sua alma e isso de certa forma acaba emocionando um pouco.
Como disse, não é um filme fácil, mas é um excelente filme e aqueles que conseguirem enxergar isso, com certeza farão como eu, indicarão para todos que conhecem e sentirão um grande prazer em assisti-lo.

Nenhum comentário: