14 de jan. de 2011

TRON - Uma Odisseia Digital


Engraçado como são certas coisas na vida. Hoje, quando procuro um filme de ficção científica, busco sempre por aquele que tenha a melhor história, não necessariamente sendo o que tenha os melhores efeitos especiais, mas quando era molecote, só queria ver filmes cheios de efeitos, quanto mais, melhor! Voltemos um pouco então no tempo e vamos ao ano de 1982. Computadores eram objetos gigantescos e jogos eletrônicos só mesmo os dos antigos fliperamas ou então na casa daquele primo ou vizinho rico que tinha um dos famosos tele-jogo, coisa de rico. Sai então a notícia sobre um filme feito praticamente todo em computação gráfica (na época, ninguém nem imaginava o que isso seria...). Claro que a curiosidade foi enorme, e quando saiu, até que teve seu lugar ao sol, até aparecer um pequeno ser que só queria ligar p/ casa e voar de bicicleta, aí pronto! Era uma vez um filme que tinha tudo p/ ser um tremendo sucesso comercial, mas que acabou sendo só adorado pelos fãs de ficção.
Sobre o filme
Um programador (Jeff Bridges) de uma grande empresa desconfia de que algo muito grande está acontecendo quando percebe que suas ideias estão sendo roubadas e ele acaba demitido. Quanto tenta invadir o sistema da empresa, acaba sendo digitalizado e transportado para dentro do computador, onde descobre que programas são forçados a se lutar em uma arena em jogos de vida ou morte e assim são assimilados pelo sistema que planeja controlar todo o mundo.
Parece bobinho, né? Na verdade, hoje em dia até poderia mesmo ser considerado quase infantil, mas na época de seu lançamento, TRON fez um grande sucesso entre os fanáticos do gênero, mas como disse, pena que ET saiu um mês depois e o desbancou. Mesmo assim ele conseguiu ser elevado ao status de cult e embora seus efeitos especiais hoje possam ser facilmente repetidos em qualquer computador doméstico por quem se dispuser a fuçar um pouco mais. E para aqueles que ainda podem insistir que o filme tem um visual “tosco”, esperem 28 anos e me digam o que pensam sobre o hoje tão falado “Avatar”, combinado?
Depois de tanto tempo, saiu uma continuação de TRON, dessa vez abusando dos efeitos 3D e eu tô doido para ver, pena que o cinema daqui não tem essa tecnologia. Para quem foi ver e não entendeu muita coisa, aconselho pegar esse aqui que vai ficar bem mais fácil de entender.

Nenhum comentário: