7 de jan. de 2011

Senna

O que se pode falar de um ídolo? Há palavras que podem dizer o que se sente? Há sentimentos que podem ser descritos com palavras? Ver AIRTON SENNA na tela do cinema, sendo mostrado não só o piloto, mas o homem, o filho, o irmão, o cidadão brasileiro orgulhoso do seu país, é uma emoção que não cabe no peito, hoje chorei feito criança no cinema.
AIRTON SENNA deixou este plano em 94. Eu ainda não era tão fã assim de corridas, mas assistia sempre que dava, e justamente por causa dele. Infelizmente eu tinha apenas 21 anos e passava boa parte das manhãs de domingo dormindo por causa das baladas (na época não tinha esse nome) de sábado, mas algumas corridas eu fazia questão de ver, como as de Mônaco, do Brasil, do Japão, outras, acabava vendo uns pedaços quando acordava. Se arrependimento matasse...
AIRTON SENNA foi mais que um piloto de fórmula 1. Ele foi namorado da Xuxa, antes da Sasha. Foi namorado da Adriane Galisteu quando ninguém nem sabia quem ela era. Foi o calo na vida de um francês enjoado chamado Alain Prost e nas palavras de um outro cara fantástico nesse esporte chamado Niki Lauda "ele foi o melhor piloto que já existiu". Mas mais importante que tudo isso, AIRTON SENNA foi o ídolo de um povo sofrido, que não tinha mais motivo nenhum para sorrir. A inflação era galopante e incontrolável (em 1989 era de 1.782,90%, hoje é de 6,24%, alguém consegue comparar?). O povo sofria com a falta de alimentos nos mercados, com a especulação financeira, com o confisco da poupança, nada dava mais alegria a esse povo do que ver um dos seus sendo o maior do mundo em alguma coisa. e ele sabia disso, sua vitória no Brasil em 93 foi o maior exemplo disso tudo. Com apenas a 6.ª marcha funcionando, chovendo, ele conquistou sua única vitória em casa e com isso, o povo percebeu que poderia fazer como ele. Se o maior piloto do mundo estava enfrentando tantas dificuldades e conseguiu vencer, o povo também conseguiria. Isso hoje, para uma juventude relativamente sem desafios, que banaliza muito a vida, pode não ser lá grande coisa, mas para um povo sem esperanças, isso significou muito, aqueles que me são contemporâneos entendem o que estou dizendo. Este filme retrata muito bem o que AIRTON SENNA representou para o povo brasileiro e para o esporte.
O filme SENNA nos mostra um Airton moleque ainda, correndo atrás de um sonho, mostra um cara normal como outro qualquer andando de moto com a namorada, mostra um homem engajado em uma causa, querendo condições melhores para todos e isso o aproxima de nós, e essa aproximação tem um propósito, pois só assim, entendemos que um ídolo pode morrer. Nessa parte do filme, meu amigo, confesso que o bicho pegou feio para o meu lado no cinema.
Todo o filme segue uma ordem cronológica e a cada etapa, sabemos que ficamos mais perto daquele trágico 1.º de maio de 1994. Quando aparece na tela o circuito de Ímola, foi difícil segurar as lágrimas, preferi segurar os soluços. Para aqueles que tem um pouco mais de fé e entende que em algumas circunstâncias da vida algumas poucas pessoas sentem com antecedência que algo vai acontecer, é nítica a impressão de que ele sabia que algo muito grande estava reservado para aquele final de semana. Ele sabia. Quando Viviane, sua irmã relata que ao se levantar no domingo de manhã, AIRTON SENNA abriu a bíblia pedindo a Deus que lhe desse algo e ele leu que Deus lhe daria o maior dos presentes, que era Ele próprio, alí a sorte já estava lançada e não tem como segurar a emoção. A cada vez que vejo a cena do acidente, sinto exatamente o mesmo impacto do dia em que ví isso ao vivo. Não tem como ser diferente! O depoimento do médico, dizendo que presenciou seu último suspiro, essa cena então é como um tiro de misericórdia em quem está na plateia.
Desculpem se hoje não teve o "sobre o filme" de costume, o post todo hoje foi sobre o filme e não tinha como ser diferente. Peço também que me perdoem por abusar da boa vontade dos poucos que leem o que escrevo, mas não tinha como não prestar esta minha humilde homenagem a um cara que, como poucos, me dá um prazer enorme e um orgulho sem tamanho de ser brasileiro como ele!

Nenhum comentário: