28 de jan. de 2011

The Pacific

Alguém aí já teve a impressão de ter nascido na época errada? Eu sim. Adoro filmes que retratam a 2.ª Guerra Mundial e me identifico muito com coisas da época. Talvez um pouco disso seja herança do meu amado avô que me ensinou a gostar de boas coisas e sempre me contava histórias de quando lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Considerada uma das últimas guerras em que se conheceu o verdadeiro conceito de herói de guerra, este será com certeza um repositório infindável de excelentes histórias para grandes filmes.

Sobre o filme
The Pacific conta a história do 1.º Batalhão de Fuzileiros Navais (Marines) nas ações de guerra no Oceano Pacífico (daí o nome...) durante a 2.ª Guerra Mundial, logo após o ataque das forças japonesas a Pearl Harbor. Basicamente, ela conta a história de três soldados, John Basilone, Bob Leckie e Eugene Sledge e as batalhas travadas em Guadalcanal, Cabo Gloucester, Pelelui, Iwo Jima e Okinawa.
Considerada a mini-série de TV mais cara da história, ela teve como produtores executivos ninguém menos que Steven Spielberg e Tom Hanks, que já haviam produzido Band of Brothers (em breve aqui). The Pacific, apesar de primorosamente produzida e com a recriação de batalhas de forma tremendamente realista, a série tem como foco principal o efeito da guerra sobre os homens. Mostra claramente as decepções de cada um, os medos, o embrutecimento diante de um inimigo que lutava sob o código do Bushido e mais importante, mostra a transformação de meninos em homens diante de tanta violência. Tão importante quanto mostrar o que a guerra fez com os soldados durante os ataques, esta mini-série mostra também como foi a vida de cada um após o retorno para casa.
Pela primeira vez comento um produto feito exclusivamente para a TV. Encontrado em uma linda lata contendo o box de 6 DVDs, não deixem de ver o disco 6, que mostra depoimentos dos sobreviventes, a história de cada um deles, depoimentos de suas famílias e explica aos menos atentos o que foi a batalha no Pacífico.
Este post fica como minha humilde homenagem ao meu querido professor de História, José Martins. Um apaixonado pela história que tinha o dom de prender a atenção de quem o ouvia em suas aulas. Infelizmente nos deixou nesta semana, espero que encontre todos os grandes heróis da história onde quer que esteja...
Mais um trailer sem legenda. Essa semana não foi das melhores, pessoal, mil perdões...

Nenhum comentário: