21 de jan. de 2011

A Banda

A vida tem coisas realmente inusitadas. Quando menos se espera, alguém surge na nossa frente com uma surpresa de encher nossos olhos e nos coloca no rosto um sorriso bobo, de criança que ganha algo inesperado.
Certo dia, conversando sobre filmes com uma querida amiga, comentei sobre um filme do qual eu havia visto o trailer mas que nunca encontrava nas locadoras. Conversa vai, conversa vem, ela me pergunta qual o filme e quando disse o nome, ela solta um “eu acho que tenho” que me fez duvidar um pouco, afinal de contas, não era nenhum grande sucesso do cinema, nem tinha nenhum galã no elenco. Pois não é que no dia seguinte a danadinha me aparece com uma caixinha do filme que eu havia falado? Tenho de reconhecer que ela me pegou de surpresa e com isso me deu um final de semana muito feliz, quando pude conferir aquele filme e ver que ela era tudo o que eu esperava. Damaris, muitíssimo obrigado pelo maravilhoso presente que me deu! Você me mostrou que atrás de cada curva da vida, sempre podemos ser surpreendidos por pessoas fantásticas e que fazem de horas na sala dos professores um tempo que nem sentimos de tão bom que foi! A propósito, me desculpe de novo por aquele susto...
Sobre o filme

Durante uma viajem para uma apresentação, uma banda da polícia egípcia se atrapalha com a pronúncia e acaba indo para a cidade errada em Israel e têm de esperar até o dia seguinte para pegar o próximo ônibus e chegar a tempo. Nestas 24 horas, eles são acolhidos por um grupo de moradores e a diferença de culturas os coloca em situações no mínimo inusitadas.
A Banda é um filme que não sei como classificar, pois ao mesmo tempo em que ele nos faz rir, também nos emociona. É um filme repleto de poesia e mostra que as diferenças culturais são barreiras engraçadas de se derrubar quando não há outra forma. Este filme é uma produção Israelense e foi uma grande surpresa. Quando vi seu trailer pela primeira vez, já fiquei curioso para assistir, já disse aqui que tenho um gosto meio estranho para filmes e não conheço muita gente que curta uma produção do oriente médio, na verdade acho que o grande público nem imagina que se produzam filmes fora de Hollywood e ainda acha que filme brasileiro só tem palavrão e mulher pelada.
Recomendado para pessoas de grande sensibilidade e que estão sempre atrás de uma boa história para ver.

Nenhum comentário: